quinta-feira, 9 de junho de 2011

  • O que são Energias Renováveis?
    Energias renováveis são todas as formas de energia cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação. As suas fontes podem ter origem solar, do vento, das correntes dos rios, das ondas do mar e oceanos e do calor proveniente da Terra.
    A energia irradiada pelo sol é a fonte de quase toda energia disponível ao homem, seja como energia vital  ou força motriz e de transformação na execução de tarefas do dia-a-dia. No nosso ecossistema a radiação solar é convertida em diversos tipos de energia.

       Que tipos de Energias Renováveis existem?
    Energia Solar -  energia da radiação solar directa, que pode ser aproveitada de diversas formas através de diversos tipos de conversão, permitindo o seu uso em aplicações térmicas em geral, obtenção de força motriz diversa, obtenção de electricidade e  energia química.
    A forma mais democrática e abundante de energia é a radiação solar. Entretanto, algumas características, como a irregularidade e a baixa densidade de energia, limitam as possibilidades de aproveitamento directo dessa energia.
     
    Energia Eólica - energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Além da radiação solar também têm participação na sua formação fenómenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros.
    Os cata-ventos e embarcações a vela são formas bastante antigas de seu aproveitamento. Os geradores modernos de tecnologia recente têm-se
    afirmado como uma forte alternativa na composição da  matriz energética de diversos países.
     
    Biomassa- a energia química, produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese - processo que utiliza a radiação solar como fonte energética - é  distribuída e armazenada nos corpos dos seres vivos graças a grande cadeia alimentar, onde a base primária são os vegetais. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Sua utilização como combustível pode ser feita das suas formas primárias  ou derivados: madeira bruta, resíduos florestais, excrementos de animais, carvão vegetal, álcool, óleos animais ou vegetal, gaseificação de madeira, etc.           
         
    Energia Hidráulica -É a energia cinética das massas de água dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos graças a força gravitacional. Este fluxo é alimentado em ciclo reverso graças a evaporação da água, elevação e transporte do vapor em forma de nuvens, naturalmente realizados pela radiação solar
     e pelos ventos. A fase se completa com a precipitação das chuvas nos locais de maior altitude. Uma das formas mais primitivas é a roda de água. A hidroenergia também pode ser vista como forma de energia potencial; volume de água armazenada nas barragens rio acima. As grandes hidroeléctricas se valem das barragens para compensar as variações sazonais do fluxo dos rios e,  através do controle por comportas,  permitir modulação da potência instantânea gerada nas turbinas.             
                   
    Energia das Ondas - A conversão de energia a partir das ondas apresenta claras semelhanças com a eólica. Dado que as ondas são produzidas pela acção do vento, os dois recursos
    apresentam idêntica irregularidade e variação sazonal. Em ambos os casos
    extrai-se energia dum meio fluido em movimento e de extensão praticamente ilimitada.    
                                 
                                     
    Energia Geotérmica -Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Esta é transmitida para a crosta terrestre sobretudo por condução. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário